Vacinar ou Não Vacinar?
As vacinas são eficazes no controle de doenças e essencial para um perfeito sistema imunológico, as vacinas devem estar presentes na vida da criança desde o nascimento. Cumprir o calendário de imunização é obrigação dos pais e uma prova de amor ao seu filho.
Por que a vacina é tão importante para o bebê?
Porque protege a criança ao imunizá-la contra bactérias e vírus diversos. Ela é produzida a partir dos próprios microrganismos, sem poderes de ataque, que são injetados na criança afim de fazer com que o corpo produza anticorpos.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em seus primeiros anos de vida, é imprescindível que a criança tenha contato com todas as vacinas. Ainda na maternidade, por exemplo, o recém-nascido já é submetido a doses da BCG-ID, que previne formas graves de Tuberculose e Hepatite B. Portanto, nada de ficar com pena do seu pequeno ao submetê-lo as injeções. Nos primeiros anos de vida, os bebês precisam tomar muitas vacinas. Elas são a melhor forma de proteção contra as doenças que podemos oferecer as crianças.
Adultos e idosos também devem manter seu calendário vacinal atualizados, pois dessa forma eles impedem que as doenças cheguem às suas casas e protejam indiretamente as crianças as crianças que estão a sua volta.
As mulheres em idade fértil merecem especial atenção, porque existem doenças que são adquiridas durante a gestação, que podem trazer graves consequências. Quando engravidam, as mulheres devem consultar o seu médico para garantir mais proteção ao seu bebê.
Onde vacinar?
Para vacinar, basta dirigir-se a um posto de saúde, clínica particular ou consultório pediátrico. Custo zero, somente na rede pública de saúde. Nas clínicas e consultórios particulares, as vacinas são oferecidas em versões mais completas e causam menos reação as crianças. É muito importante estar atento sempre ao calendário de vacinação, é a melhor forma de proteger contra as doenças.
0 Comentários